Ações serão realizadas no Turf Club, Salo Brand, Riachuelo, Matadouro, Parque Fazendinha e Fazenda Grande.
Reunião foi realizada em Campos, RJ, para definir detalhes do mutirão (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
Um mutirão será promovido em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, para prevenir doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
As ações começarão nesta sexta-feira (18) em seis bairros (Salo Brand, Turf Club, Riachuelo, Matadouro, Parque Fazendinha e Fazenda Grande) e serão realizadas por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das equipes das superintendências de Limpeza Pública, Postura e das secretarias de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e Ambiental.
Uma reunião ocorreu na Secretaria de Governo nesta terça-feira (15) para definir detalhes do mutirão. Foi definido, por exemplo, o cronograma das ações. Atualmente estão confirmados na cidade 35 casos de dengue, 55 casos de chikungunya e nenhum de zika.
"A população precisa a cada dia ter mais consciência de que a prevenção é sempre a melhor solução para evitar o aumento no número de casos das doenças e isso deve ser feito o ano inteiro. Cada um deve fazer a sua parte e as principais medidas devem ser tomadas na própria casa e quintal, acondicionar o lixo doméstico de forma adequada, evitar água parada em vasos e pneus e outros recipientes, além de não jogar entulhos nas ruas", disse a Secretária de Saúde, Fabiana Catalani.
A Prefeitura informou que a Vigilância da Secretaria de Saúde está disponibilizando kits de teste rápido para detecção de dengue, zika e chikungunya desde segunda-feira (14).
Com o teste rápido, o resultado da análise sairá em 20 minutos.